Praticamente todos os donos de gatos, se ainda não passaram por essa situação ainda irão passar, é como o ditado de motociclistas, se ainda não caiu, vai cair. Os gatos são animais “quase” domésticos e adoram dar umas escapulidas. É da natureza deles e por mais que nós tomemos todos os cuidados eles vão instintivamente tentar conhecer outros lugares.
Antes de se desesperar e ficar criando teorias sobre onde está o seu gato, como ele fugiu e o que aconteceu a regra de ouro aqui é: Não se desespere, isso é normal!
Se você é novo com os bichanos ou está pensando em adotar um gatinho, vamos listar aqui um pouquinho sobre essa natureza dos gatos e os cuidados que devemos tomar para que o susto seja o menor possível.
Afinal, por que os gatos fogem?
Os gatos por mais fofos e dóceis que sejam, tem instintos próprios ainda da sua herança genética que vem dos leões, são curiosos e podem ser temperamentais. Eles são extremamente territorialistas e tem no sangue ainda um pouco do lado selvagem. Junte isso a um bocado de curiosidade e pronto, você já consegue entender um pouco da mentalidade do seu bichano.
Para os gatos tudo que está próximo ao seu lar é dele e de mais ninguém, e isso pode muito bem incluir a casa do seu vizinho.
Outro motivo peculiar é que os gatinhos são bem safadinhos por assim dizer e gostam de aventuras para conhecer e interagir com outros felinos. Então se próximo a sua casa existirem outros gatos saiba que o seu vai de fato querer alguma interação com eles que pode ser amorosa ou até mesmo uma briga, novamente para marcar território os gatos gostam de uma encrenca.
O que fazer para evitar que seu gato fuja
A primeira coisa é construir um ambiente no qual o seu gato prefira ficar dentro de casa. Dar carinho, alimentar, brincar e interagir com eles é fundamental.
Agora que você já conhece o temperamento do seu felino, seja precavido e feche qualquer possibilidade de acesso ao mundo exterior do seu gato que não seja controlada por você. Coloque redes nas janelas e nunca deixe portas abertas.
Mas meu gato fugiu!
Antes mesmo dele fugir tome algumas medidas de segurança, a primeira é identificar o seu animal com uma placa com o nome dele e um celular de contato, assim se alguém o achar pode te ligar.
Como falamos acima os gatinhos gostam de interação com outros animais então para prevenir uma ninhada indesejada uma boa opção é castrar o seu bichinho. Não só ameniza riscos, mas os animais castrados tendem a ser mais calmos e procurar menos a interação fora de casa.
Outra opção é colocar um microship no seu gato para sempre saber onde ele está e conseguir monitorar até a saúde dele, sim hoje graças a tecnologia isso já é possível.
Agora algumas coisas que você pode de fato fazer se o seu gatinho estiver desaparecido:
1- Chame o seu gato, seja pelo nome ou com sons que você sempre interage para com ele, em muitas vezes ele apenas está escondido em casa e vai aparecer.
2- Procure nos arredores da sua casa, ele provavelmente ainda estará no que ele acredita ser seu território.
3- Pergunte a pessoas próximas se viram o seu gato, seja o seu porteiro, algum vizinho, alguém que passava na rua etc.
4- Espere! Normalmente dentro de algumas horas ou até mesmo de um dia, os gatos voltam para o conforto dos seus lares por conta própria.
5- Se você realmente acredita que seu gato não vai voltar, e já faz bastante tempo que ele sumiu, divulgue na internet por redes sociais e whatsapp sobre o desaparecimento do seu gato. É bem possível que alguém tenha o visto e entre em contato com você.