A cinomose é uma doença viral causada pelo vírus CDV e é altamente contagiosa. Ela ataca vários sistemas do organismo, como o respiratório, neurológico e o gastrointestinal.
É transmitida pelo ar, e os pets podem contrair a doença por meio de secreções nasais dos animais doentes ou objetos contaminados.
No entanto, muitos tutores acabam abandonando os cães, por eles ficarem com sequelas e precisarem de assistência médica. Conheça mais sobre essa doença e como proporcionar uma vida melhor para o seu animalzinho doente.
Saiba mais sobre essa doença grave que atinge os animais. Então, confira!
Como ocorre a transmissão da cinomose?
A transmissão da cinomose ocorre de várias formas, inclusive pelo ar. Entre as formas de transmissão da doença é através do contato direto com o cão infectado, com as secreções nasais dos animais e contato com superfícies e objetos contaminados.
É um vírus que permanece ativo fora do organismo dos animais durante algumas horas. Enfim, é uma doença muito contagiosa e por isso é fundamental manter todos os objetos e superfícies que os animais têm contato. Também é importante que os cachorros que frequentam lugares com outros pets tenham cuidado redobrado.
Como a cinomose age no corpo do cachorro?
A cinomose pode causar alterações respiratórias, causando secreções no nariz, podendo desenvolver pneumonia. Também pode causar alterações nos olhos, deixando-os secos e com muita secreção, dificultando a abertura dos olhos.
Outra alteração que causa são intestinais, causando vômito e diarréia e na pele, que é quando os coxins, as famosas almofadinhas na patinha, e o focinho ficam mais grossos.
Outros sintomas da cinomose são as alterações neurológicas, apresentando dificuldades para se levantar.
A cinomose tem cura?
A cinomose tem cura, mas exige muito cuidado do tutor, pois o animal pode ficar com sequelas, como contrações musculares fortes, denominadas mioclonias, também podem ficar com a língua torta e até mesmo ter convulsões.
Ainda não há um tratamento específico, e sim uma combinação de medicamentos, associando as vitaminas para ajudar na imunidade, antibióticos, pois há bactérias secundárias que entram no organismo e causam infecções.
Há também o uso de medicamentos alternativos que trazem bons resultados como a acupuntura, uso de células tronco e ozonioterapia.
Associando os tratamentos, a chance de cura é ainda maior.
Como prevenir a cinomose?
Para prevenir a cinomose é recomendado a aplicação de vacinação de V8 e V10. Elas iniciam a partir dos 45 dias de vida, fazendo um intervalo de 21 a 28, com um total de 3 doses.
A V8 previne não só a cinomose, mas também a parainfluenza, parvovirose, hepatite infecciosa, coronavírus e leptospirose. A V10 previne contra essas doenças e outras cepas da leptospirose.
Quando completado o calendário vacinal, o animal está liberado para realizar passeios, no entanto os cachorros precisam receber uma dose anualmente para reforçar o sistema imunológico.
Enfim, na CHALESCO você encontra tudo que você precisa para proporcionar melhor conforto para os seus animaizinhos. Acesse o nosso site e conheça os produtos!