Os hamsters são animais muito inteligentes e há várias espécies que ao terem mais contato com seres humanos aprendem vários truques.
No entanto, adestrar um hamster pode ser um desafio, mas muito gratificante, quando bem treinado, o hamster pode ser um ótimo bichinho de estimação.
Quer aprender a adestrar o seu hamster. Então, venha aprender como se faz!
Qual o comportamento do hamster?
Os hamsters são animais inteligentes, muito curiosos, mas bastante tímidos. Eles gostam de explorar os lugares onde moram e podem ficar muito assustados se passarem por mudanças súbitas. Por isso, é importante que os hamsters se acostumem com as novas pessoas e ambientes.
Crie um ambiente seguro para o adestramento. Eles devem se certificar de que o habitat do animal esteja limpo e seguro. Também é importante que o hamster tenha acesso a comida e água fresca, brinquedos que podem estimular o seu comportamento.
Veja o passo a passo para adestrar o seu hamster!
Passo a Passo para adestrar o seu hamster
A primeira coisa a se fazer é acostumar o hamster com a presença do adestrador, e para isso ele deve chegar aos poucos próximo a gaiola, sempre com a mão parada , sem fazer movimentos, para que seu bichinho se acostume.
Outra coisa que tem que fazer é descobrir os alimentos favoritos do seu hamster, para que eles sirvam de petiscos na recompensa.
Estabeleça uma rotina
Os hamster gostam de rotina, por isso é importante ter uma rotina diária para o animal, incluindo alimentação, limpeza do habitat e tempo de brincadeira. Assim ficará mais fácil de adestrar o hamster.
Truques para adestrar os hamsters
Quer ensiná-lo a atender pelo nome? Então o petisco deve ser colocado na palma da mão. Quando o pet vier buscar a comida na mão, o tutor deve chamar o nome dele. Esse processo deve ser repetido diversas vezes até que o animalzinho decore o som do nome.
É importante que os donos de hamster não forcem o animal a fazer algo que não queira, eles devem apenas incentivar com recompensas e elogios. Também não deve oferecer alimentos muito doces ou gordurosos, pois são prejudiciais à saúde do animal.
Agora que você já ensinou a atender pelo nome, há outros truques que você pode ensinar como, deixar o hamster sobre duas patas, e até mesmo dançar.
Para isso, deixe o petisco levantado na altura em que o hamster tenha que ficar em pé para alcançar, de preferência longe das grades da gaiola.
É uma técnica mais demorada para ser aprendida, mas com muita dedicação e amor, o hamster irá aprender. Essa técnica pode ser ligada a um gesto ou palavra, que deve ser pronunciada da mesma forma, quando o animal for treinado.
Além disso, sempre que o animal fizer o que o tutor pedir, ele deve ganhar o petisco como recompensa.
Enfim, exercite o seu hamster para que ele fique bem e saudável, usando brinquedos e gaiolas, além de uma dieta balanceada e de qualidade.
E se você gostou do conteúdo, compartilhe em suas redes sociais!