Quem nunca foi brincar com um cão e sentiu aquele cheiro forte saindo de sua boca? O mau hálito dos cachorros é causado na maioria das vezes pela falta de limpeza dos dentes do animal que, se não cuidado, pode se tornar algo bem grave. Apesar de muitos donos entenderem que esse bafo é algo natural dele, é ali um sinal de que algo não está bem com o seu melhor amigo. Por isso, vamos falar alguma dicas para tratar o mau hálito dos cachorros.
Causa do mau hálito
Como citado na introdução, a falta de limpeza dos dentes é a principal causa. Em específico, a escovação dos dentes que se faz necessária graças ao acúmulo de resíduos na boca do cachorro que se modificam e causam o cheiro ruim – com nós humanos, é a mesma coisa! Com essa falta de escovação, surge um outro problema: o tártaro! Além de infeccionar e causar mau hálito, acarreta em inflamações (como gengivites), fazem sangrar e podem inclusive fazer com que o animal perca o dente.
Como solucionar o mau hálito
Se já entendemos de onde vem o cheiro ruim, agora é hora de solucionar o mau hálito do seu cachorro. Por isso:
- Higienize com frequência a boca dele. A escovação diária é fundamental e isso evita que fique qualquer resíduo ali que possa se tornar alguma substância ou placa.
- Se já temos tártaro ali presente, procure um veterinário para a remoção já que apenas com a escovação ela não sairá dali
- Importante também é a alimentação do cachorro sendo sugerido rações secas retiram o acúmulo de placas e tártaro
- Brinquedos estão surgindo no mercado para que o cachorro morda e automaticamente tenha a escovação sendo realizada. Para isso, basta colocar a pasta de dente nele e deixar o seu cachorro se divertir!
- Além de brinquedos, existem petiscos que auxiliam na saúde dos dentes, realizando limpeza, fortalecendo as gengivas e estimulam a mastigação
- Leve seu cachorro com frequência ao veterinário para sempre avaliar a saúde geral do animal. Isso é importante para que seu melhor amigo esteja sempre bem!