Cada vez mais populares nos lares com crianças que decidem adotar um bichinho de estimação para a família, os hamsters vem conquistando os amantes de animais com toda a simpatia e fofura que lhe são naturais. No entanto, há diferentes raças de hamsters mais conhecidas nos dias de hoje, e saber um pouco mais sobre as suas características é uma boa ideia para se decidir na hora da escolha.
Embora as principais diferenças entre as quatro principais raças de hamster possam ser encaradas por muitos como meros detalhes, é interessante conhece-las para garantir o atendimento às necessidades específicas de cada uma delas; já que o tamanho e o temperamento são os itens de maior variação entre as raças.
Com isso em mente, confira as particularidades que mais se destacam entre os tipos de hamsters e se prepare para ter um novo pet na família.
Raças de hamster
-
Hamster sírio
Também chamada de hamster dourado da Síria, essa é a raça mais popular entre os brasileiros e uma das mais fáceis de encontrar. O seu tamanho é bem reduzido, mas esse exemplar é um dos que atinge o maior comprimento entre as diferentes raças, com uma média de 15 centímetros.
A sua expectativa de vida gira entre dois e três anos, e pode ser encontrado numa grande variedade de cores de pelagem; incluindo dourado, branco, cinza, marrom ou até albino. Por ser bastante territorialista, não deve compartilhar a gaiola com outros hamsters (a menos que tenha sido criado dessa forma desde o nascimento e esteja acostumado) – pois, nestes casos, a briga é quase certa.
-
Hamster anão russo
Outro hamster bastante popular entre os brasileiros, o anão russo tem tamanho médio de dez centímetros e uma expectativa de vida de dois anos. Ao contrário do hamster sírio, ele consegue viver bem com outros exemplares da espécie, e costuma não exigir muito espaço no dia a dia – sendo um pet bastante “discreto” na maior parte do tempo. Sua pelagem costuma formar listras bastante marcadas e visíveis na parte das costas, e as cores da pelagem podem variar entre tonalidades de cinza, marrom e branco.
-
Hamster anão chinês
Embora a palavra “anão” faça parte do seu nome, esse tipo de hamster pode atingir tamanhos maiores que os de outras raças, chegando a um comprimento de até 13 centímetros. Ele costuma ser bastante sociável e conviver mais tranquilamente com outros animaizinhos e as pessoas.
Sua pelagem é bastante cheia e suave, e a cor é cinza. A comercialização da raça não é permitida no Brasil, e acaba havendo muita desinformação em relação a isso pelo fato de muitos confundirem a raça com o hamster anão russo – que é livremente comercializado no país.
-
Hamster roborowski
Assim como o anão chinês, a comercialização do hamster roborowski também é proibida no Brasil. A espécie é considerada a mais dócil e a menor entre todas as raças, e o seu tamanho mediano varia entre cinco e sete centímetros. A cor da pelagem é variada, podendo incluir tons de amarelo, cinza e vermelho.