Não é de muito tempo para cá que se tornou mais comum escutar alguém dizendo ter um roedor de estimação e, mesmo esta cena sendo mais frequente na atualidade, os cães e gatos ainda são os pets mais populares entre os brasileiros. Mas as razões pelas quais os roedores vêm ganhando cada vez mais espaço no coração dos amantes de pets são muitas, e quem conhece este universo já sabe que os níveis de amor e afeto destes pequenos não perdem em nada para outras espécies.
Além de garantir mais vida dentro da sua família, ao levar um roedor de estimação para casa você também leva inteligência, carinho e muita brincadeira. Pequenos e fáceis de cuidar, os roedores atualmente têm sido usados, também, como uma poderosa ferramenta para ensinar noções de responsabilidade para as crianças – que, ao cuidar da alimentação e higiene do pet, se desenvolvem.
Mas a variedade de roedores que podem se transformar no pet ideal de estimação é grande nos dias de hoje e, para ajudar você a escolher o bichinho mais adequado para a sua família e estilo de vida, listamos os nomes mais populares nas pet shops.
O roedor de estimação ideal
Hamster
O hamster sírio e o anão russo são bastante populares pela fofura e a facilidade nos cuidados. Com uma expectativa média de vida que chega até os três anos e tamanho entre 10 e 15 centímetros, o hamster é uma boa opção para quem busca um pet animado e que precisa de poucos cuidados. Vale lembrar que o tipo sírio possui hábitos noturnos e não costuma se dar bem ao viver com outro hamster na sua gaiola.
Rato
Há diferentes tipos de ratinhos, como o camundongo e o twister, que podem se tornar pets companheiros nos dias de hoje. O tamanho de cada espécie pode variar (e enquanto os camundongos ficam sempre pequeninos, os twister podem chegar a até 30 centímetros), mas a docilidade é a mesma. Bastante inteligentes, esses pets podem até aprender truques e responder quando chamados pelo nome.
Gerbil
Também conhecido como esquilo da Mongólia, o gerbil pode viver por até cinco anos e é um dos roedores mais sociáveis com os seres humanos. Vale lembrar que, na hora da brincadeira, o tutor nunca deve tentar contê-lo pelo rabo – já que ele é bem frágil e, além de machucar, pode provocar uma reação bem agressiva do bichinho.
Porquinho da Índia
Podendo medir até 25 centímetros e pesar aproximadamente 1,5 quilos, o porquinho da índia é um dos roedores mais encorpados da lista; precisando, em função disso, de cuidados especiais com a dieta. Muito dócil e sociável, vive cerca de seis anos, e deve ter sua gaiola posicionada longe do calor, pois é muito sensível.
Chinchila
Dona da pelagem conhecida como a mais macia de todo o mundo, a chinchila também é bastante sensível ao calor e deve ter a gaiola localizada longe do sol. Ela pode viver por até vinte anos e seu tamanho médio é de até 28 centímetros, pesando menos de um quilo.
A dieta merece atenção e, principalmente, a pelagem: que deve ser limpa semanalmente com a ajuda de um pó vendido especialmente para essa finalidade. O ideal é deixar uma pequena banheira com o pó à disposição da chinchila até duas vezes por semana, para que ela tome o seu banho por conta própria.