Muitos tutores de cães de estimação têm a compra de roupinhas e acessórios fashion como passatempo preferido, chegando até a combinar os seus próprios looks com as vestimentas de seus bichinhos. No entanto, nem todos os acessórios disponíveis no mercado trazem benefícios para os animais, e quem é fã de sapatinhos para cães deve ficar atento para não prejudicar o pet em função da simples vontade de vê-lo de acordo com as últimas tendências da moda.
Da mesma forma que as roupinhas para pets devem ser usadas com critério (para evitar que bichinhos mais peludos passem calor nos períodos em que o clima ainda é quente), os sapatinhos para cães são desenvolvidos para ser usados em momentos bastante específicos; e que exigem a proteção das patinhas do amigão.
A falta de contato com o solo que o uso deste acessório provoca já rendeu milhares de vídeos engraçados na internet, e a falta de coordenação dos cachorros que usam um sapatinho pela primeira vez, realmente, pode render boas risadas. Justamente por isso, fazer com que o pet esteja calçado na maior parte do tempo não é uma boa ideia.
Por outro lado, há diferentes situações em que o sapatinho é indispensável para o bem-estar dos cães; e, por incrível que pareça, a maioria dos tutores acaba ignorando essa necessidade por não saber ao certo quando ela existe.
Sapatinhos para cães para a proteção das patinhas
Enquanto nós, humanos, sentimos uma necessidade maior de vestir os pés durante o inverno; é no verão que os cachorros mais precisam dos sapatinhos. E na hora de sair na rua com o pet durante o dia, os tutores devem sempre ter o acessório por perto em passeios mais longos – pois o clima pode esquentar bastante em pouco tempo e exigir seu uso.
Isso porque o chão de asfalto pode atingir temperaturas impressionantes em função do sol quente, fazendo com que os coxins (aquelas almofadinhas que ficam na sola das patinhas) dos cães sejam verdadeiramente massacrados durante os passeios. É como se eles estivessem andando em cima de uma chapa quente e, além do enorme desconforto e da dor nas patinhas, queimaduras sérias podem acontecer sem a proteção adequada.
Outra situação em que o uso dos sapatinhos é um bom aliado são os passeios por locais desconhecidos e que tenham entulho espalhado, por exemplo. Esse tipo de espaço pode contar com surpresas nada agradáveis (como metais afiados, cacos de vidro, pontas e espinhos, entre outros), e garantir a proteção das patinhas contra cortes e perfurações é fundamental.
Outros usos dos sapatinhos para pets
Além da proteção contra queimaduras e ferimentos, os sapatinhos também podem ser bastante úteis para os cachorros que escorregam demais em algumas superfícies; já que há modelos com solado antiderrapante que podem ajudar a evitar os acidentes em função desse tipo de queda.
Os tutores de pets que vivem em apartamentos também podem se beneficiar com o uso dos sapatinhos para cães em locais muito sujos, evitando que o pet se contamine com diferentes doenças que podem ser transmitidas em ambientes pouco sanitários – e também que levem de volta para casa, em suas patinhas, a sujeira destes locais.