Extremamente higiênicos por natureza, os gatinhos são do tipo que fazem de tudo para esconder suas necessidades na caixinha de areia, e ainda evitam usá-la nas ocasiões em que o tutor demorou demais para limpar o seu banheirinho. Mas, nos dias de hoje, as opções para preencher a caixinha de areia dos bichanos já são muitas, e a sílica para gatos é uma das mais populares entre os que priorizam praticidade e limpeza para o pet em todos os momentos.
Embora os cristais de sílica para gatos possam causar um pouco de estranhamento no bichano de estimação em um primeiro momento, os benefícios (tanto para o pet como para seus tutores) são muitos, e vale a pena fazer o teste – caso você ainda não seja adepto ao produto no seu dia a dia.
A aparência dos cristais pode fazer com que os tutores pensem que são desconfortáveis para os gatinhos, mas vale lembrar que estes micro-cristais são formados por gel na sílica da Chalesco – e que não machucam ou causam desconforto algum aos pets, fazendo com que os pequenos logo se adaptem ao novo conteúdo dentro da caixa de areia.
Vendida por um preço mais elevado que as demais opções do mercado, a sílica para caixinhas de areia reúne uma série de vantagens em relação a alternativas disponíveis; fazendo com que a relação entre custo e benefício do produto valha a pena para quem busca sempre o melhor.
Confira, a seguir, as principais vantagens em escolher os cristais de sílica para gatos da Chalesco (já conhecidos entre os favoritos do mercado brasileiro) e não deixe de experimentar esta prática solução para a higiene diária do seu pet.
Vantagens dos cristais de sílica para gatos
A duração dos cristais de sílica é uma das maiores vantagens para os tutores; que, no lugar de trocar a areia do gato todas as semanas (como é comum ao usar as outras opções de areias para gatos), podem esperar um período entre 20 e 30 dias para precisar fazer a troca do conteúdo da caixinha.
Isso acontece porque os cristais de sílica possuem micro-poros em cada um de seus grãos, agindo como uma espécie de esponja e gerando uma capacidade altíssima de absorção do líquido. Ou seja, a cada vez que o gatinho usa a caixa de areia, o seu xixi é absorvido por completo, mantendo o banheirinho limpo. Dessa forma, a sílica também age para impedir que o restante do ambiente seja sujo, já que quando o gatinho pisa em cima dos cristais ele não carrega sua urina para o ambiente em volta.
Por todo esse conjunto de vantagens (e levando em consideração o fato de que os felinos gostam bastante de ambientes limpos) o período de adaptação ao material costuma ser bastante curto e tranquilo, não exigindo muitas mudanças na rotina do tutor ou do pet para que a transição seja feita.
Outras opções para a caixa de areia
Cada vez menos populares, os demais produtos do mercado para preencher a caixa de areia dos gatinhos podem ter o preço mais baixo que a sílica – no entanto, o trabalho exigido para manter o ambiente limpo e a rapidez com que o conteúdo precisa ser trocado no dia a dia, fazem com que a sílica siga como o produto de melhor relação entre custo e benefício.
- GranuladoA areia granulada é tida entre as piores para quem busca praticidade na higienização do dia a dia; pois, em contato com o líquido, forma uma espécie de lama – o que pode significar a sujeira em muitos outros ambientes da casa. Ela também existe em uma versão que forma torrões quando em contato com a urina; entretanto, isso não é uma boa garantia de durabilidade ou limpeza, já que o gato pode acabar quebrando os torrões na caixa com certa facilidade.
- PedrinhasA sua durabilidade e o nível de absorção são razoáveis, mas o controle de odores deixa bastante a desejar, sendo mais indicada para os tutores de gatinhos que não moram em apartamentos e têm a possibilidade de manter o banheirinho do bichano em áreas externas da casa.
- MadeiraEmbora tenha a vantagem de ser biodegradável, exige que o tutor peneire diariamente todo o conteúdo da caixinha para manter a limpeza do local. Seu custo não é alto e os níveis de controle de odores e absorção são bons.