Você planeja uma viagem com família e amigos e gostaria de levar seu melhor amigo junto, mas isso sempre parece na cabeça das pessoas como algo complicado e de sofrimento ao animal. Com algumas informações que iremos tratar aqui e checar os detalhes específicos com a cia aérea em que irá viajar (cada uma possui regras diferentes), viajar com seu pet será super tranquilo e sua viagem será muito melhor com algo imprescindível da sua vida.
Uma das principais dúvidas é em qual local o animal será transportado. Um animal de pequeno porte poderá ser sim transportado em uma caixa de transporte certificada dentro da cabine junto ao seu tutor. Se o seu animal for de grande porte, não se preocupe: no bagageiro do avião existe um espaço exclusivo para animais com temperatura controlada e que de forma alguma será maltratado. Mas lembre-se: cada cia aérea tem especificações para essas caixas de transporte e todas devem ser certificadas. Nós da Chalesco temos vários modelos disponíveis.
Sabendo que ele estará em local seguro e confortável, o dono do animal precisa informar a cia aérea sobre a intenção de transportar o animal através de um formulário que pode ser encontrado nos guichês ou nos sites da empresa – quanto antes, melhor pois existem limites (e são bem baixos) de animais para cada vôo. Eles irão solicitar algumas informações (raça, peso, idade e tipo de gaiola) para que a reserva seja efetuada. Estes dados sendo validados, os valores de taxa de embarque serão apresentados. Basta comprar o espaço e você estará com o espaço reservado para levar seu Pet!
Chip e Documentação
A maioria dos países exigem que o animal possua o Microchip Veterinário. Ele tem como objetivo a identificação do animal de maneira rápida, fácil, e que protege seu animal de um possível roubo. Com o tamanho de um grão de arroz, é implantado uma única vez e terá armazenado os dados de seus tutores, origem do animal e outros detalhes importantes. Através de um leitor, todas essas informações serão transmitidas e checadas nos aeroportos.
Seu veterinário deverá emitir atestados de vacina antirrábica com no mínimo 30 dias antes do embarque e um atestado de saúde do animal com validade de 10 dias. Claro que a carteira de vacinação deverá estar válida (vacinas múltiplas e a antirrábica), vermífugo e o Certificado Zoossanitário Internacional (CZI) que poderá ser obtidos nos aeroportos internacionais. Algumas companhias aéreas exigem um Certificado Sanitário tanto pra ida quanto para a volta e possui validade de 72 horas, além de solicitar que seu animal seja sedado em alguns trechos.
Com esses papéis em mãos seu animal poderá embarcar com você em sua viagem e agregar e muito aos momentos. Pode parecer complicado na primeira vez, mas com certeza valerá muito a pena!